quinta-feira, 25 de agosto de 2011

AÇÕES DE REGULARIAZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MOBILIZA OS TRABALHADORES A PROCURAR O INSS

Depois de convocar os associados da subsede do SINTESPEM em Graça Aranha, agora os servidores estão se dirigindo ao órgão da previdência social - INSS para retirar seu CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais - onde deve constar todas as contribuições do servidor junto ao órgão de todos os anos trabalhados, são vários trabalhadores que visitam a agência todos os dias em busca de informações, cujas encontram-se, mas de forma irregular conforme pode-se notar em todos os extratos observados até o momento. As irregularidades são variadas como: omissão de anos de trabalho; omissão de meses de alguns anos; anos de admissão incorretos, retardando o tempo de contribuição do servidor.


A pretenção é acionar a justiça para que reconheça o direito do contribuinte trabalhador frente a negligência de gestores mal intencionados e que estes regularizem o mais breve a previdência de todos os funcionários municipais.


O caso é sério e não poderia ficar de fora das nossas pautas de lutas enquanto sindicato representativo das categorias de trabalhadores públicos municipais. Esta omissão clara foi denunciada na Procuradoria Geral da República no final do ano passado, onde esta achou que o caso caberia uma investigação e então encaminhou a Polícia Federal de repressão a crimes previdenciários no estado do Maranhão que abriu inquérito para apurar as irregularidades, ouvindo inclusive testemunhas que trabalham no município de Graça Aranha em cargo efetivo e que estão com suas contribuições repassadas de forma irregular ao INSS. O próximo passo deve ser a intimação dos últimos gestores do município inclusive o atual, onde estes devem prestar esclarecimentos sobre a omissão das contribuições dos funcionários da prefeitura junto ao órgaõ do INSS.


Quanto aos servidores de Graça Aranha devem continuar a buscar seus CNIS e esperar também a conclusão do inquérito.


Agora que descobrimos esta via, os gestores dos municípios que se cuidem por que a qualquer momento deve chegar uma intimação pedindo que compareçam a Polícia Federal. Já imaginaram?! "INSS é caso de polícia federal e prefeitos encrencados prestam esclarecimento!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário