sábado, 21 de junho de 2014

PREFEITO DE GRAÇA ARANHA CHAMA SINTESPEM PARA UMA REUNIÃO PARA DIZER "NÃO" AO ABONO

Segunda feira dia 16/06 pela manhã os representantes do SINTESPEM local, Gelilson Gonçalves e Manoel Pereira acompanhados do presidente da FETRACSE-MA, Gilvan Freire, estiveram na prefeitura de Graça Aranha atendendo a um convite informal da administração para uma reunião sobre a pauta de greve instalada pela categoria de professores. O prefeito Josenewton e o procurador do município Dr. Rogério Chaves disseram que NÃO existe abono. "Os recursos pleiteados pelos professores foram recebidos este ano e serão incorporados ao recurso normal do ano e desta forma só pagará abono se houver sobras". Esta foi a fala do governo municipal em toda a reunião.
No dia 11/06 os professores saíram nas ruas em ato público protestando contra a inércia do governo em não receber o sindicato e negociar com uma proposta em mãos. Nesta data o prefeito não se encontrava na cidade mas, mandou convocar o sindicato informalmente para uma reunião na segunda 16/06 pela manhã. Até aí tudo bem, ou quase. Parecia que o governo viria com uma proposta, pelo menos é o que esperavam os diretores sindicais e os professores. Que nada! Presume-se que a viagem do excelentíssimo Sr. Prefeito deve ter sido para protocolar na capital  em 2ª instância um recurso alegando a abusividade e ilegalidade da greve, ao invés de acolher o pedido do sindicato em negociar e resolver logo o impasse. A conclusão disso se dá pelo fato do gestor não se encontrar na cidade no dia do ato público e rumores terem anunciado sua viagem um pouco antes disso e também o protocolo da ação data do dia 10/06/2014, um dia antes da manifestação.
Ora, se o prefeito entrou com uma ação contra a greve, tendo certeza que venceria, por que convidar o sindicato para uma reunião e dizer que não há abono? Seria para mostrar que atende a solicitação do sindicato? Talvez uma tentativa de fazer com que a categoria entrasse nesse papo de "regime de caixa", "se sobrar paga em dezembro". Papo furado.
Essa conduta de colocar a greve na justiça e chamar o sindicato a uma reunião para dizer NÃO, não foi cordial além de ser pouco respeitosa.
Uma vitória na justiça Sr. Prefeito não significa o fim e que a categoria se curvará, pelo contrário, lutará com mais força, prudência, bom senso, buscando o diálogo e respeito às pessoas e instituições. Coisas que geralmente se esperam dos professores e que deveria também sair de uma figura tão importante para o município de Graça Aranha como o prefeito.
Sr. gestor busque o diálogo, a compressão e negocie. Se semeares isso colherás bons frutos. Do contrário o desgaste com o sindicato e suas categorias de servidores públicos pode lhe render péssimos resultados.
 
 

Um comentário:

  1. E agora???? Eu já estava doido por este abono.
    kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir