quinta-feira, 15 de setembro de 2011

I CONFERÊNCIA ESTADUAL SOBRE TRABALHO DECENTE







A Primeira Conferência Estadual com o tema Tabalho Decente está sendo realizada nas regiões do estado do Maranhão e neste dia 14/09 aconteceu na AABB de Presidente Dutra durante todo o dia. Este evento contou com a presença do secretário de estado do Trabalho o Sr. José Antonio Barros Heluy, membros da DRT - Delegacia Regional do Trabalho - , ouvidoria dos direitos humanos do estado, secretaria de assistência social do município, trabalhadores, empregadores e poder público desta macro região do Maranhão e a presença das centrais sindicais do estado: Força Sindical, CUT, CTB e Nova Central além dos sindicatos e federação da região a exemplo da SINTESPEM e FETRACSE.

Durante o dia falaram sobre o tema as representações das entidades e pessoas acima mencionadas, logo após houve questionamentos para os membros representantes que estavam na mesa. Na parte da tarde a plenária foi dividida em quatro grupos que debateram e elencaram propostas para serem levadas para a conferência estadual que acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro em São Luís com a participação dos delegado escolhidos nesta conferência e de lá sairão os delegados para a nacional que será sediada em Brasília ano que vem. Os grupos foram formados segundo os eixos temáticos ficando os seguintes: Proteção Social, Trabalho e Emprego, Princípios e Direitos e Fortalecimento dos Atores Tripartites e do Diálogo Social.

Depois do debate em grupos houve a exposição das propostas de cada um e em seguida a escolha dos delegados por bancada seguida da aprovação das propostas e dos delegados fechando com a fala do secretário José Antonio Heluy.

A primeira Conferência Estadual foi proveitosa e participativa, aguardamos a estadual para que nossas propostas sejam aprovadas e levadas ao Congresso Nacional em Brasília e se transformem em leis que melhorem cada vez mais o trabalho em suas diversas formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário